Para submeter seu texto a Revista, cadastre-se no portal de Revistas da UEPB e submeta mediante as normas: http://revista.uepb.edu.br/index.php/TARAIRIU/user/register.

CONJUNTOS LÍTICOS DE HORTICULTORES CERAMISTAS ASSOCIADOS À TRADIÇÃO ARATU-SAPUCAÍ: ESTUDO DE CASO DOS SÍTIOS MATO SECO E CANOAS, MÉDIO VALE DO SÃO FRANCISCO, MINAS GERAIS

Marcelo FAGUNDES[1]
Lidiane Aparecida da SILVA[2]
Isadora Maria dos Santos CORDEIRO[3]
Arkley Marques BANDEIRA[4]




RESUMO

A pesquisa centrada no estudo da cultura material é de grande importância uma vez que evidencia e preserva conhecimentos pretéritos dos grupos indígenas antes da chegada dos colonizadores, permitindo a compreensão das relações entre Homens e seus ambientes, natural e cultural. Este artigo buscou apresentar não apenas a descrição dos objetos, mas sim, por meio do estudo da tecnologia lítica de grupos horticultores pré-coloniais, estabelecer seus usos e funções dentro da sociedade. Logo, a pesquisa teve como objetivo principal o entendimento dos modos de vida e cultura de grupos indígenas por meio de inferências acerca do contexto sistêmico das ferramentas líticas, assim inferindo-se sobre uma posição mais assertiva dos empregos sociais; das concepções e do domínio das técnicas de produção material, uma vez que se entendem os conjuntos líticos (ferramentas produzidas pelo lascamento de rochas e minerais aptos à produção artefatual), como parte integrante da cultura expressa materialmente de um dado grupo.


PALAVRAS-CHAVE: Cultura Material, Tecnologia Lítica, Cadeias Operatórias, Horticultores Ceramistas, Tradição Aratu-Sapucaí, Minas Gerais.

RESUMEN

La investigación se centró en la cultura material qué es de gran importancia, ya que revela el conocimiento de los tiempos pasados y preserva las técnicas y las ideas de los grupos precoloniais, lo que permite la comprensión de las relaciones entre el hombre y su medio ambiente, naturales y culturales. En este artículo se centró en la presentación no sólo de las descripciones de objetos, mas también,  a través del estudio de la tecnología lítica de los grupos indígenas, establecer sus usos y funciones dentro de los estudios de la sociedad, para la comprensión de los estilos de vida y la cultura de las poblaciones indígenas, analizando el contexto sistémico de herramientas líticas, por tanto, buscase inferir acerca de sus funciones sociales; los conceptos y el campo técnico de la producción material, ya que se entiende las herramientas líticas como parte de la expresión material  de una cultura de un dado grupo..


PALABRAS CLAVE
: Cultura Material, Tecnología Lítica, Cadenas Operatorias, horticultores ceramistas, Tradición Aratu-Sapucaí, Minas Gerais.

Texto completo: PDF


Recebido em 01 de janeiro de 2015
Aprovado em 19 de janeiro de 2015




[1]  Docente da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (UFVJM), Coordenador do Laboratório de Arqueologia e Estudo da Paisagem (LAEP/UFVJM), Contato: marcelofagundes.arqueologia@gmail.com
[2] Pesquisadora do Laboratório de Arqueologia e Estudo da Paisagem (LAEP/UFVJM), Contato: lidiane.las@gmail.com
[3] Pesquisadora do Laboratório de Arqueologia e Estudo da Paisagem (LAEP/UFVJM), Contato: isadorasantos2008@yahoo.com.br
[4] Pesquisador do Laboratório de Arqueologia e Estudo da Paisagem (LAEP/UFVJM), Contato: arkley@brandeira.com.br