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ARQUEOLOGIA DO SOM: HISTORIOGRAFIA E METODOLOGIA PARA O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS SONORAS

Ana Maria da Silva Gomes de Oliveira Lucio de SOUSA[1]




RESUMO
Uma das temáticas mais importantes, de forma geral, para os estudos antropológicos consiste na relação entre o homem e a natureza. Este tema também se torna caro aos estudos arqueológicos, de modo particular, onde esta relação pode ser frequentemente abordada sob outras rubricas como Natureza e Cultura, Cultura ou relação Biológico Cultural. O estudo em questão retoma esta discussão de um ângulo pouco estudado, qual seja o das relações entre paisagem sonora e a dimensão simbólica da natureza, na relação entre o homem e o seu entorno, antes do tempo presente. Nesta análise, para abordar as representações simbólicas trazidas pelo som produzido por artefatos, se faz necessário tomar elementos vindos da Arqueomusicologia, da Acústica, da Arqueologia Experimental, da Etnoarqueologia, Antropologia Arqueológica, entre outras disciplinas importantes. Com este objetivo, este estudo propõe uma reflexão teórica e historiográfica para estabelecer perspectivas, possibilidades e limites para os estudos da Arqueologia do Som. 
PALAVRAS-CHAVE: Arqueologia do Som, Arqueologia Experimental, Paisagem Sonora.

ABSTRACT
Generally, one of the most important subjects for anthropological research is the relationship between man and nature. This theme also becomes dear to archaeological studies, in a particular way, since this relationship can often be addressed under other categories such as Nature and Culture, Culture and Cultural Biological relation. The study in question addresses this discussion in an angle little studied, namely the relations between the sound landscape and the symbolic dimension of nature, the relationship between man and his surroundings, before the present time. In this analysis, to address the symbolic representations brought by the sound produced by artifacts, it is necessary to take elements that come from Archaeomusicology, Acoustics, Experimental Archaeology, Ethnoarchaeology, Archaeological Anthropology and other important subjects. To this end, this study proposes a theoretical and historical thought to establish perspectives, possibilities and limitations for studies about the Archaeology of Sound.

KEYWORDS: Archaeology of Sound, Experimental Archaeology, Sound Landscape.

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Recebido em 19 de janeiro de 2015
Aprovado em 16 de julho de 2015




[1] Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutoranda em Ciências Sociais.
Contato: ann_lucio@yahoo.com.br